“Planejamento Urbano de São Paulo na Gestão 2001-2004”

Compartilhe

IN: ESPAÇO URBANO E INCLUSÃO SOCIAL: A GESTÃO PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO PAULO (2001-2004)

Capa do livro Espaço Urbano e Inclusão Social“No conjunto das cidades mundiais, São Paulo ocupa o seu lugar. A metrópole paulista é um receptáculo de atividades econômicas diversificadas e incorpora funções de comando regional, muitas delas globalmente conectadas.

Ao assumir a prefeitura de São Paulo, em 2001, Marta Suplicy (PT) e sua equipe encontraram uma realidade muito adversa. A cidade tinha sido devastada, não só pelos dois governos anteriores, mas também pelas políticas desenvolvidas no estado e no país, com privatizações, recessão, desemprego e carência de políticas sociais. Imensos desafios que a nova gestão se dispôs a enfrentar, com os instrumentos disponíveis.

Este livro conta um pouco dessa história, sob a ótica de seus protagonistas (especialistas e gestores públicos). Com uma particularidade importante: procurou-se, na medida do possível, dar um tom crítico às diversas abordagens. Repensar a ação desenvolvida entre 2001 e 2004, seus inegáveis avanços e suas insuficiências.

A razão desse projeto de resgate analítico prende-se, em especial, ao fato de que, enquanto eram desenvolvidas ações arrojadas em todos os campos do governo municipal, percebia-se a carência de um espaço de reflexão sobre essa mesma prática, para sistematizar os resultados das diversas experiências setoriais.

Assim, a presente publicação interessa não apenas àqueles envolvidos com a problemática urbana e regional brasileira, mas, sobretudo, a todas as pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa.”

Texto extraído da contra-capa do Livro: Espaço Urbano e Inclusão Social: a gestão pública na cidade de São Paulo (2001-2004)