Urbanização da Fazenda Tocantins

Compartilhe

Abrangência: Bairros e Loteamentos

Classificação: Urbanização

  • Vitrine

    Implantação do viário e configuração dos lotes

    1 de 5

  • Vitrine

    Implantação do viário acomodado às curvas de nível

    2 de 5

  • Vitrine

    Estudo para implantação das edificações nos lotes

    3 de 5

  • Vitrine

    Seção de passeios ao longo de cursos d’água

    4 de 5

  • Vitrine

    Seção típica do sistema viário local

    5 de 5

Projeto de urbanização destinado a uso residencial de veraneio com 500 lotes e funções complementares. A intervenção no quadro natural da Fazenda Tocantins foi dirigida no sentido de aprimorar suas condições naturais, tornando-as acessíveis aos visitantes e adequadas aos usos previstos. Para a definição espacial do projeto foram levadas em consideração as características pretendidas para o loteamento e seu uso.

Quanto às características do loteamento, os lotes foram definidos dentro de uma uniformidade conceitual: lotes de sentido longitudinal e de contigüidade transversal em relação às direções das vertentes, permitindo dois tipos de acessos, um frontal para as vias de circulação e um posterior para as áreas verdes.

Quanto às características de uso, configurou-se parte do loteamento destinada a um uso residencial permanente, e outra de uso para lazer de fins de semana e férias, o que exigiu habitações ricas e variadas não só em termos de qualidade de uso, como da quantidade de áreas de uso comum (núcleo comunitário, equipamentos, esportes, lazer, etc) necessárias.

O partido adotado propõe um sistema de habitações que possibilita flexibilidade perante as exigências. Os projetos propostos contam com um sistema de módulos e conexões espaciais (horizontais e verticais) que visam: possibilidade de ampliar ou reduzir o programa individual; aplicabilidade à diferentes declividades e soluções; variedade formal que permita uma solução rica, porém uniforme de todo o loteamento; possibilidade de economia de escala, em termos de produção e utilização de estruturas, materiais, vedações, caixilhos de mesmo tipo ou padronizados.