Parque do Banhado

Compartilhe

Abrangência: Bairros e Loteamentos

Classificação: Urbanização

PARQUE REGIONAL DO BANHADO

  • Vitrine

    Implantação do Parque Regional

    1 de 4

  • Vitrine

    Inserção urbana entre a cidade e o Rio Paraíba do Sul

    2 de 4

  • Vitrine

    Capa de relatório

    3 de 4

  • Vitrine

    Capa de relatório

    4 de 4

A área do Parque Regional do Banhado caracteriza a paisagem urbana do município de São José dos Campos por sua localização e topografia peculiar: várzea limitada de um lado pelo Rio Paraíba do Sul e do outro por falésia junto ao centro. A presença dessa área na cidade conteve a expansão urbana a noroeste e possibilitou a permanência da visualização dos primeiros contrafortes da Serra da Mantiqueira. A localização do Parque Regional foi escolhida a partir do interesse em preservar estas características e evitar uma ocupação indesejável.

O projeto contém áreas de preservação permanente e é composto por uma ocupação rarefeita de equipamentos. Caracteriza-se por três elementos paisagísticos principais: o rio, o lago e a cobertura vegetal.

Às margens do Rio Paraíba localizam-se equipamentos, recantos de estar, passeios para pedestres e cavaleiros, faixa de preservação, pontões para pescadores e pequenos núcleos com sanitários e bebedouros. O lago proporciona uma gama variada de modalidades de recreação. Suas margens contam com duas praias artificiais e atracadouros de barcos.

A cobertura vegetal caracteriza-se por três tipos de tratamento: bosques, áreas gramadas e áreas ajardinadas junto às edificações. Estas contém grande riqueza de espécies arbustivas e rasteiras, com ênfase na cor, textura das folhagens e floração. As áreas gramadas e os bosques ocupam quase a totalidade do parque. Os bosques são compostos por diversas espécies de árvores, formando massas de texturas e cores diferentes, de acordo com suas modificações sazonais.