Promorar

Compartilhe

Abrangência: Bairros e Loteamentos

Classificação: Requalificação Urbana

BAIRRO PROMORAR – SÃO LUIS DO MARANHÃO

  • Vitrine

    Moradia do Bairro Promorar

    1 de 6

  • Vitrine

    Foto panorâmica da área antes da intervenção

    2 de 6

  • Vitrine

    Perspectiva do alinhamento das casas

    3 de 6

  • Vitrine

    Tipologias das unidades habitacionais

    4 de 6

  • Vitrine

    Croquis das diferentes tipologias

    5 de 6

  • Vitrine

    Croquis de estudos para conforto ambiental

    6 de 6

O Programa ProMorar, financiado pelo BNH, foi a primeira iniciativa séria de desfavelamento no país e que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano elaborou o primeiro projeto da Lei do Desenvolvimento Urbano, aquela que, após muitos anos de estagnação ou debate no Congresso, acabou resultando na lei que se conhece como Estatuto da Cidade!

A idéia básica que orientava este estudo era definir um processo construtivo de baixo custo e adequado as condições ambientais e sociais da Região. Seus objetivos principais eram: proporcionar habitações com padrão de conforto adequado; estabelecer um modelo habitacional de baixo custo; possibilitar a utilização de material e tecnologia locais; e estabelecer uma forma de pagamento acessível à população.

O projeto Promorar visava em sua essência eliminar as condições insalubres em que viviam cerca de 100.000 pessoas em São Luis, integrando esta população na comunidade, com todas as oportunidades e vantagens próprias do morador urbano. O projeto apresentava um protótipo de moradia de baixo custo (cuja amortização não ultrapassava 10do salário mínimo da região), construído com material local, através de uma tecnologia tradicional da Região, como uma opção bastante adequada a necessidade desse Programa em São Luis. Para tal criamos uma taipa melhorada, considerando algumas exigências de ordem técnica, como por exemplo: piso de cimento (dando maiores condições de higiene), reboco (salubridade e resistência as intempéries), telha de barro capa-canal, entre outras exigências.