SESI Vila Leopoldina

Compartilhe

Abrangência: Edifícios e Residências

Classificação: Edifícios públicos, Museus,Teatros, Clubes

CENTRO ASSISTENCIAL E EDUCACIONAL DE VILA LEOPOLDINA

  • Vitrine

    Fachada lateral do edifício ginásio / escola

    1 de 6

  • Vitrine

    Jogo volumétrico da fachada

    2 de 6

  • Vitrine

    Fotografia da maquete

    3 de 6

  • Vitrine

    Piscinas com edifício administrativo e cultural ao fundo

    4 de 6

  • Vitrine

    Área de estar e descanso com sala de aula à direita

    5 de 6

  • Vitrine

    Maquete de estudos

    6 de 6

O programa do Centro Assistencial e Educacional de Vila Leopoldina do SESI (1975-79) abrangia um ginásio, curso primário e cursos profissionalizantes, contidos no edifício circular, e um ambulatório e centro de recuperação física, contidos no edifício retangular; campos desportivos completavam o programa, que totalizava 23.000 m² construídos.

Atualmente o conjunto abriga no edifício circular a escola, seu setor administrativo e atividades esportivas do clube do Sesi. O edifício retangular, além do ambulatório e do centro de recuperação, conta com uma biblioteca/gibiteca e o Centro Cultural Sesi Leopoldina.

O projeto propõe diversificar a volumetria e criar “surpresas” espaciais à medida que se circula em torno do edifício. O ginásio do Sesi busca com recuos e balanços, dinamizar a fachada e os espaços internos e externos. Sua cobertura se caracteriza por um anel central tensionado por cabos. O projeto insere-se na fase da arquitetura “brutalista” paulista, em que buscava dar expressão ao concreto armado.”