Jorge Wilheim no Sesc Consolação - Programação de Dezembro

Compartilhe

Categoria: Eventos

A exposição "Conversas na Praça: o urbanismo de Jorge Wilheim" (1928 - 2014) permanece em cartaz no Sesc Consolação até dia 14 de dezembro. Com curadoria de Guilherme Wisnik, a exposição recupera o legado de um dos grandes nomes da arquitetura e do urbanismo no país e convida o público à reflexão sobre cidades mais humanas, justas e sustentáveis. A expografia é assinada pelo também arquiteto Pedro Mendes da Rocha, que transforma o Espaço de Convivência em uma praça, onde as pessoas podem interagir com o conteúdo exposto e dialoga sobre a importância do acolhimento de espaços públicos.

Além da exposição na Convivência, a unidade oferece uma programação integrada, com atividades relacionadas a arquitetura, o morar e usar a cidade, mobilidade urbana e outros assuntos em aulas abertas, bate-papos e oficinas.

Em dezembro, o coletivo Rios e Ruas realiza a oficina "São Paulo Entre Rios" (5/12), seguida da expedição "Anhangabaú: o encontro dos rios" (7/12). Na oficina, com apoio de recursos audiovisuais e da montagem de um grande quebra cabeças dos rios da região central de São Paulo, o arquiteto e urbanista José Bueno e o geógrafo Luiz de Campos conversam com o público para transformar a percepção das pessoas a respeito de suas realidades urbanas, relevando a presença desejável de rios e riachos soterrados vivos sob as cidades. Bueno e Campos também vão conduzir a expedição RIOS & RUAS, que terá como ponto de partida o Sesc Consolação - seguindo trechos do riacho Anhanguera - em direção à Praça da Bandeira, onde será realizado o roteiro de nove estações do audioguia "O Encontro dos Rios"- Saracura, Itororó e Bixiga. O objetivo é desenvolver nos participantes um olhar profundo e multifacetado sobre a realidade urbana de São Paulo, em especial a região do centro, contribuindo para a criação de uma diferenciada consciência sobre a realidade hídrica das cidades.

José Bueno é arquiteto e urbanista pela FAU-USP e criador do Instituto Harmonia, Educação e Sustentabilidade. Atua como facilitador de grupos há 25 anos, oferecendo experiências vivenciais que impactam na qualidade da percepção socioambiental. Cocriador da iniciativa RIOS & RUAS.

Luiz de Campos é geógrafo com formação nas áreas das Ciências da Terra, Gestão Ambiental e Educação. Trabalha com a temática dos córregos invisíveis de São Paulo desde 1995, tanto como pesquisador, quanto como educador e formador de
educadores. Cocriador da iniciativa RIOS & RUAS.

Exposição “Conversas na Praça – o urbanismo de Jorge Wilheim”

Com curadoria de Guilherme Wisnik
Abertura: 19/9, quinta-feira, às 20h
Visitação:  20/9 a 14/12, de segunda a sexta, das 10h30 às 21h30; e aos sábados e feriados, das 10h30 às 18h30.
Local: Sesc Consolação | Área de Convivência
Ingressos: Grátis
Classificação etária: Livre
Para visitas agendadas de grupos, entrar em contato no endereço: agendamento@consolacao.sescsp.org.br 

PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO

5/12 | quinta | das 19h às 21h30
Oficina: São Paulo Entre Rios
Com José Bueno e Luiz de Campos, do Coletivo Rios e Ruas
Local: Área de convivência do Sesc Consolação
Atividade gratuita e aberta ao público.

Mais informações

7/12 | sábado | 14h
Expedição: Anhangabaú: O Encontro dos Rios
Com José Bueno e Luiz de Campos, do Coletivo Rios e Ruas
Local: Encontro às 13h30 na entrada do Sesc Consolação. Saída a partir de 14h.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

Mais informações.

Local: Sesc Consolação | Área de Convivência
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Informações: (11) 3234-3000
Ingressos: Grátis
Classificação etária: Livre
Transporte Público: Estação Mackenzie do Metrô – Linha 4 – Amarela 
sescsp.org.br/consolacao

Fonte: https://bit.ly/328QDC4

Crédito da foto: Bruno Niz

 

COMENTÁRIOS