Inauguração do Banco Sonoro Jorge Wilheim

Compartilhe

Categoria: Eventos

No dia 21 de setembro de 2019, o Parque Ibirapuera inaugurou o Banco Sonoro em homenagem ao arquiteto e urbanista Jorge Wilheim (1928-2014) . 

O último desejo de Wilheim era compartilhar seu conhecimento em um banco de praça, rodeado por jovens interessados em discutir a vida nas cidades. Wilheim foi presidente da Fundação Bienal (1985) e deixou um vasto legado para as cidades brasileiras, responsável por obras como a construção do parque Anhembi, as reurbanizações do Páteo do Colégio e do Vale do Anhangabaú. 

“(...) Gostaria de ter maior contato com jovens, para partilhar, com olhos, corações e mentes de gerações distantes, o interesse por questões comuns. (...) Bastaria um banco de praça, à sombra de uma árvore frondosa, com espaço para pessoas sentarem ao redor.” - Jorge Wilheim.

O projeto do Banco Sonoro foi concebido e coordenado por Ana Maria Wilheim, filha do urbanista, com apoio do Instituto Cultural Itaú e da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo. A peça compõe um mobiliário urbano criado pelo artista plástico Hugo França e instalação sonora por Aya Studio.

Confira as fotos da inauguração:

Fotos: Regina Terraz e Adriana Soriani.

COMENTÁRIOS