Aulas abertas sobre Jorge Wilheim no Sesc Consolação

Compartilhe

Categoria: Eventos

O Sesc São Paulo, na unidade Consolação, recebe a exposição Conversas na Praça: o urbanismo de Jorge Wilheim (1928 - 2014), que se aprofunda na carreira do arquiteto, urbanista e gestor público. A instalação é um último desejo de Jorge: um banco em alguma praça da cidade para ler, desenhar, divagar e conversar com os jovens sobre suas vidas e locais que habitam.

Com curadoria de Guilherme Wisnik, exposição recupera o legado de um dos grandes nomes da arquitetura e do urbanismo no país e convida o público à reflexão sobre cidades mais humanas, justas e sustentáveis.

Daí uma expografia, assinada pelo também arquiteto Pedro Mendes da Rocha, que transforma o Espaço de Convivência em uma praça, onde as pessoas podem interagir com o conteúdo exposto e dialoga sobre a importância do acolhimento de espaços públicos.

Desenhos técnicos, croquis, fotografias, vídeos e arquivos sonoros - pertencente à família Wilheim e reunido pelo curador Guilherme Wisnik - apresentam as principais obras e projetos do urbanista: o Parque Anhembi, a cidade de Angélica no Mato Grosso do Sul, a reconfiguração do Pátio do Colégio, o calçadão da Rua Augusta, os planos diretores das cidades de Curitiba e Joinville e a reurbanização do Vale do Anhangabaú - espaço que nos últimos meses encontra-se no centro do debate paulistano.

A exposição tem o objetivo de fomentar no público uma discussão sobre a cidade ensinando conceitos importantes com que Jorge Wilheim trabalhou. Sempre atento e interessado às mudanças da sociedade no tempo em que viveu, o arquiteto buscou fontes de energias alternativas e sustentáveis, soluções para as novas formas de trabalho autônomo e flexível e caminhos para a participação da sociedade na política, tornando o viver na cidade o mais humano, acolhedor e democrático possível. Transitando com maior facilidade, em contato constante com ambientes mais verdes e seguros, um espaço pensado por todos pode promover mais qualidade de vida e bem-estar de todos.

Além da exposição na Convivência, toda a unidade do Sesc Consolação recebe uma programação integrada, com atividades relacionadas a arquitetura, o morar e usar a cidade, mobilidade urbana e outros assuntos em aulas abertas, bate-papos e oficinas. Confira a programação completa de atividades.

Formado na primeira turma da FAU Mackenzie (1952), Jorge Wilheim será tema de aulas abertas e gratuitas ministradas por professores da instituição ao longo do mês de outubro.

Exposição “Conversas na Praça – o urbanismo de Jorge Wilheim”
Com curadoria de Guilherme Wisnik
Abertura: 19/9, quinta-feira, às 20h 
Visitação:  20/9 a 14/12, de segunda a sexta, das 10h30 às 21h30; e aos sábados e feriados, das 10h30 às 18h30.
Local: Sesc Consolação | Área de Convivência
Ingressos: Grátis
Classificação etária: Livre
Para visitas agendadas de grupos, entrar em contato no endereço: agendamento@consolacao.sescsp.org.br 

PROGRAMAÇÃO: AULAS ABERTAS

Aula: Os Edifícios da CESP e Center 3
Com o professor Paulo Olivato (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
1/10 | das 17h às 19h

Aula: Projeto Vale do Anhangabaú
Com a professora Roseli Maria Martins Delboux (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
8/10 | das 17h às 19h

Aula: A cidade de Angélica
Com os professores Celso Aparecido Sampaio e Hugo Louro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
15/10 | das 17h às 19h

Aula: Os planos de Curitiba e Joinville
Com a professora Rita Miréli Patron Chaves (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
29/10 | das 17h às 19h

Local: Sesc Consolação | Área de Convivência
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Informações: (11) 3234-3000
Ingressos: Grátis
Classificação etária: Livre
Transporte Público: Estação Mackenzie do Metrô – Linha 4 – Amarela 
sescsp.org.br/consolacao

 

COMENTÁRIOS