Cidades para tempos novos, o livro inacabado de Jorge Wilheim

Compartilhe

Categoria: A partir dos livros

Em 2013, Jorge Wilheim esboçava um novo livro sobre urbanismo e planejamento. Naquele momento, Wilheim questionava a estrutura básica dos Planos Diretores diante dos desafios e necessidades da vida urbana em pleno século XXI. Durante mais de sessenta anos ele foi o responsável pela elaboração de mais de vinte planos, contribuindo de forma definitiva para a consolidação desse modelo de planejamento no Brasil. Suas reflexões sobre os efeitos da globalização e da instantaneidade das telecomunicações indicavam a cidade como principal lócus da expansão e explosão das tensões sociais e criatividade.

Queremos viver em um aglomerado que lembra o filme Blade Runner? Seria possível planejar cidades idealizadas, semelhantes ao filme Shangri-lá? Entre esses extremos, o que fazer?

Em Cidades para tempos novos, o leitor encontrará as últimas inquietações de Jorge Wilheim sobre as complexas tarefas do planejamento urbano, em busca de respostas mais adequadas ao contexto de um século cuja primeira década já revela transformações

importantes, fortemente ancoradas no ambiente urbano. Trata-se de um livro inacabado, deixado em aberto para que as próximas gerações de urbanistas, políticos, ativistas, pesquisadores, professores e cidadãos possam se apropriar desse conhecimento e tecer sua própria história.

Baixe aqui o pdf do livro Cidades para tempos novos

 

 

COMENTÁRIOS