Sesc Consolação inaugura exposição “Conversas na Praça - o urbanismo de Jorge Wilheim” em setembro

Compartilhe

Categoria: Eventos

Em uma realização do Sesc São Paulo, a partir do dia 19 setembro, na unidade Consolação, o público poderá se aprofundar na vida e obra de Jorge Wilheim (1928 - 2014), responsável pela reurbanização do Vale do Anhangabaú e do Pátio do Colégio, assim como a construção do Parque Anhembi, símbolos paulistanos. A exposição “Conversas na Praça - o urbanismo de Jorge Wilheim” abordará desde sua saída precoce da Itália, por conta da Segunda Guerra, até a extensa carreira como arquiteto, urbanista e gestor público, na qual desenvolveu e aplicou importantes modelos de planejamento e urbanização em mais de 20 cidades brasileiras.

A expografia assinada por Pedro Mendes da Rocha transformará o Espaço de Convivência da unidade numa praça, onde as pessoas poderão interagir com o conteúdo exposto e também dialogar sobre a importância de espaços públicos que acolham os habitantes das pequenas e grandes cidades. 

Nesse contexto, Conversas na Praça nasce de um último desejo/projeto de Jorge Wilheim: um banco, localizado em alguma praça da cidade de São Paulo, onde ele pudesse sentar com seus livros, desenhos, pensamentos e conversar com os jovens sobre suas vidas e locais que habitam.

O material expositivo, composto por desenhos técnicos, croquis, fotografias, vídeos e arquivos sonoros - pertencente à família Wilheim e reunido pelo curador Guilherme Wisnik - apresenta as principais obras e projetos do urbanista: o Parque Anhembi, a cidade de Angélica no Mato Grosso do Sul, a reconfiguração do Pátio do Colégio, o calçadão da Rua Augusta, os planos diretores das cidades de Curitiba e Joinville e a reurbanização do Vale do Anhangabaú - espaço que nos últimos meses encontra-se no centro do debate paulistano.

A exposição busca aproximar o público de conceitos importantes para uma cidade mais habitável e sustentável, temas caros a Wilheim, que sempre esteve atento e interessado sobre as mudanças da sociedade no tempo em que viveu, buscando fontes de energias alternativas, soluções para as novas formas de trabalho mais autônomas e flexíveis, e caminhos para a participação da sociedade na política. 

Durante os meses em que a exposição estará aberta ao público serão realizados encontros gratuitos no local para discutir as principais contribuições do urbanista. O primeiro “Na praça com Jorge Wilheim” acontecerá no dia 25 de setembro, das 19h às 21h, e contará com a presença da equipe do projeto, que compartilhará o processo de criação da exposição, envolvendo a ideia, curadoria e projeto expográfico. 

No prefácio do livro “JW – A Obra Pública de Jorge Wilheim”, o sociólogo espanhol Manuel Castells, amigo de longa data de Wilheim, afirma que o arquiteto e urbanista se inspirava no modelo de Leonardo da Vinci, que tinha como projeto maior contribuir para um tempo de renascimento, no qual a convergência de mentes e artes, música e políticas públicas permitisse o surgimento de uma civilização urbana de caráter humanista. Portanto, não se trata apenas de uma mostra sobre arquitetura e urbanismo, mas sim de um espaço ambientado para a discussão de uma cidade mais humana, mais acolhedora, onde seus cidadãos tenham prazer em ocupar os espaços públicos, transitando com maior facilidade, em contato constante com ambientes mais verdes e seguros que promovam a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Exposição “Conversas na Praça – o urbanismo de Jorge Wilheim”
Com curadoria de Guilherme Wisnik
Abertura: 19/9, quinta-feira, às 20h 
Visitação:  20/9 a 14/12, de segunda a sexta, das 10h30 às 21h30; e aos sábados e feriados, das 10h30 às 18h30.
Local: Sesc Consolação | Área de Convivência
Ingressos: Grátis
Classificação etária: Livre
Para visitas agendadas de grupos, entrar em contato no endereço: agendamento@consolacao.sescsp.org.br 

Encontro “Na Praça com Jorge Wilheim”
Com Ana Maria Wilheim (consultora do Legado Jorge Wilheim), Guilherme Wisnik (curador) e Pedro Mendes da Rocha (expografia).
25/9 | das 19h às 21h
Local: Sesc Consolação | Área de Convivência
Ingressos: Grátis
Classificação etária: Livre

Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Informações: (11) 3234-3000
Transporte Público: Estação Mackenzie do Metrô – Linha 4 – Amarela 
sescsp.org.br/consolacao

COMENTÁRIOS