Provocações de Antônio Abujamra a Jorge Wilheim

Compartilhe

Categoria: Entrevistas

“O senhor acha que a cidade vai vencer o automóvel?”

“Uma vez fizeram essa pergunta ao prefeito de Paris, sobre como ele resolveria esse problema. E ele respondeu: vou resolvê-lo pelo desespero dos motoristas”.

Com esse diálogo Antonio Abujamra iniciou a conversa com Jorge Wilheim, na estreia do Provocações, exibido pela TV Cultura em agosto do ano 2000. A proposta do programa era desmontar lugares-comuns, estimulando o potencial de análise e reflexão do telespectador.

Dez anos depois, Wilheim retornou ao Provocações. Com orgulho e admiração por seu convidado, Abujamra começa a entrevista com um questionamento sobre a queda da qualidade de vida nas grandes cidades brasileiras. O arquiteto explica que o retrato da desigualdade na cidade piorou….As favelas crescem e a cidade está cada vez mais separada entre a São Paulo dos ricos e a São Paulo dos pobres.

Apesar disso, Jorge mantém seu otimismo peculiar e declara que, apesar dos grandes problemas que as cidades enfrentam, elas oferecem maiores oportunidades e uma crescente efervescência cultural.

Provocado a fazer um balanço dos 20 anos de vida pública, Wilheim lembra com satisfação o seu empenho em apoiar o desenvolvimento do etanol como combustível na década de 70: “Quem descobriu que havia uma tecnologia disponível fui eu, na década de 1970, em São José dos Campos”. Ele implantou a primeira utilização oficial de álcool combustível no País, programa que seria conhecido mais tarde como PróAlcool.

Confira os dois momentos de Jorge Wilheim no programa Provocações:

Jorge Wilheim na estreia do Provocações (2000) - Participação do minuto 5:16 ao 7:38

Jorge Wilheim retorna ao Provocações (2010)

Fonte: TV Cultura

COMENTÁRIOS