Brasília e o urbanismo do século XXI

Compartilhe

Categoria: Palestras

Por ocasião da data em que se comemora o nascimento de Jorge Wilheim (23/04/1928), o site JW - O Legado publicará uma coletânea de videos com entrevistas e reflexões sobre suas obras. Assista, comente e repasse...

Em setembro de 2013, Jorge Wilheim foi um dos destaques do seminário “Planejando qualidade de vida: o papel do planejamento urbano na criação de melhores cidades”, promovido pela Urbanizadora Paranoazinho, em Brasília.

Em 30 minutos de reflexões e provocações, Wilheim - um dos proponentes do concurso original para a escolha do projeto de Plano Piloto de Brasília - discorreu sobre as rupturas de paradigmas que marcaram o início do século XXI e as mudanças radicais na economia, na comunicação, na saúde e no comportamento humano. Esses fatores são o contexto essencial para o surgimento de um novo urbanismo, que busca formas inovadoras para criar qualidade de vida nas cidades priorizando a escala humana. “Devemos pensar na vida nas cidades por trás dos números, a visão precisa ser mais humana e menos estatística”. O urbanista também destacou que é necessário dar mais atenção aos espaços públicos e sempre que possível diminuir a distância que divide as populações locais.

Para além do caráter simbólico da capital, Wilheim aponta os muitos desafios a serem enfrentados, como a falta de comunicação com as cidades satélites, especialmente em relação ao transporte público. O urbanista lembra que a explosão demográfica em Brasília resultou em uma população de mais de 2 milhões, cujo estabelecimento foi marcado por uma cultura migrante ao mesmo tempo pouco exigente com a qualidade de vida na cidade e deslumbrada com as oportunidades de trabalho. No entanto, duas gerações depois, as pessoas têm expectativa de maior conforto e a gestão urbana precisa enfrentar esse desafio com uma atenção maior à vida cotidiana e ao espaço público para a solução dos problemas.

O presidente da Urbanizadora Paranoazinho, Ricardo Birmann, descreve a experiência de trabalhar em colaboração com um homem da estatura profissional de Wilheim: “Na véspera do seminário todos os palestrantes estavam estressados fechando as suas apresentações em multimídia e seus discursos para o dia seguinte. Dr. Jorge, com um sorriso amigável me chamou no canto, sentamos num sofá e ele me disse: ‘Sobre o que você quer que eu fale amanhã?’. Fiquei surpreso com a tranquilidade dele e, confesso, um pouco apreensivo. Conversamos por volta de 15 minutos e ele me disse ‘OK, pode deixar’. No dia seguinte ele deu um show. A palestra foi uma aula, a mais aplaudida de todas”.

Confira os vídeos dessa palestra nos links abaixo:

Jorge Wilheim - breve entrevista sobre o Seminário "Planejando com Qualidade de Vida"

Palestra de Jorge Wilheim (Parte 1) - Seminário "Planejando Qualida de Vida" 

Palestra de Jorge Wilheim (Parte 2) - Seminário "Planejando Qualidade de Vida"

Palestra do Jorge Wilheim (Parte 3) - Seminário "Planejando Qualidade de Vida" 

Encontre mais reflexões de Jorge Wilheim sobre qualidade de vida nas cidades e cultura migrante no livro São Paulo: Uma Interpretação (Editora Senac, 2011).

Amazon

Livraria da Travessa

Saraiva

Martins Fontes

Livraria Cultura (indisponível)

Fonte complementar: Site da Urbanizadora Paranoazinho

 

COMENTÁRIOS