Jorge Wilheim recebe título de Cidadão Paulistano “in memorian”

Compartilhe

Categoria: Homenagem

[Clique na imagem acima ou aqui para assistir a cobertura da TV Câmara sobre a homenagem a Jorge Wilheim]

 

Em virtude de sua vida dedicada à arquitetura, com projetos e grandes contribuições ao país, em especial à cidade de São Paulo, o arquiteto Jorge Whileim recebeu uma homenagem póstuma da Câmara Municipal de São Paulo em Sessão Solene realizada na noite do dia 10 de março, no Salão Nobre do Palácio Anchieta, onde foi entregue do Título de Cidadão Paulistano “in memorian”. Estiveram presentes na cerimônia família, amigos e admiradores do arquiteto.

A sessão solene foi precedida por um debate sobre a vida e obra de Jorge Wilheim. O evento contou com a presença de Ana Maria Wilheim, filha do urbanista; Rosa Kliass, arquiteta e paisagista que iniciou sua carreira no escritório de Wilheim, na década de 1950, e depois seguiram realizando inúmeros projetos em parceria como a reurbanização do Vale do Anhangabaú; Ivan Maglio, arquiteto e urbanista, parceiro de muitas etapas, desde o final dos anos 1980, quando vivenciaram a criação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, até as experiências recentes de elaboração do Plano Diretor Estratégico de São Paulo; Laura Tetti, socióloga, parceira desde 1983, quando desenvolveram juntos programas de geração de emprego e renda na Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo; Maria Alice Milliet, historiadora de arte e curadora, que exerceu parceria intensa no campo das artes, acompanhando Wilheim no período da Presidência da Fundação Bienal e durante os 10 anos de gestão da Fundação Nemirovsky; e Julio Moreno, jornalista e assessor chefe de comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), que acompanhou a trajetória do arquiteto na condição de jornalista da área de cidades desde a década de 1970.

A homenagem foi uma iniciativa do então vereador e atual secretário Municipal de Cultura, Nabil Bonduki. “Quando a gente soube da morte do Jorge nos demos conta de que não haviam realizado nenhuma homenagem na dimensão das contribuições que ele fez para cidade. Esse título de hoje significa que embora não tenha nascido em São Paulo, ele é um grande cidadão paulistano por toda dedicação em que empenhou no desenvolvimento da cidade”, afirmou.

“Quero lembrar o otimismo que estava sempre presente em sua trajetória.Em todos os momentos de reflexão ou planejamento ele trazia um ar de otimismo, apesar das dificuldades de executar o que sonhava. A convivência com o Jorge e sua família foi sempre muito proveitosa e engrandecedora. Essa figura tão interessante e tão múltipla mostra o que é um humanista. É uma grande honra poder entregar esse Título à família”, finalizou Bonduki.

A vice-prefeita da cidade de São Paulo, Nadia Campeão, ressaltou o legado deixado por Wilheim. “O Jorge deixou marcas muito bonitas de seus projetos executados na cidade de São Paulo. Mas há uma contribuição in material muito importante, que foi a interferência dele na elaboração dos primeiros Planos Diretores da cidade. Ele foi um entusiasta, foi à alma dos planos estratégicos. A marca dele fica em obras, mas fica também nessa contribuição ao debate da cidade, do futuro da cidade, das questões urbanas e nesse planejamento que foi importantíssimo”, disse.

A esposa, Joana Wilheim e os filhos Ana e Carlos Wilheim, receberam o Título “in memoriam” ao arquiteto.  “Se meu pai estivesse aqui estaria agradecendo, por isso, agradeço a todos aqui presentes. Hoje parece que estamos em um encontro de uma grande família, todos aqui nessa homenagem tem algum vínculo importante na história do meu do pai e de nossa família”, disse a filha Ana.

O presidente da Câmara, vereador Antônio Donato (PT), presidiu a cerimônia e também destacou a importância de reconhecer o arquiteto como exemplo de cidadão. “Não me lembro de ninguém que mereça tanto um Título de Cidadão Paulistano quanto o Jorge Wilheim, sem desmerecimento as demais personalidades que receberam o Título até aqui. O homenageado faz realmente jus a seu reconhecimento”, disse.

Entre as autoridades e personalidades que estiveram presentes na entrega do Título, estavam o deputado estadual Carlos Neder (PT), o vereador Ricardo Young (PPS), o secretário Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, o secretário de desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, e coordenador da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew.

 

Fontes: Câmara Municipal de São Paulo e Portal Cidade Aberta

COMENTÁRIOS